quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Carga tributaria

Apresentados pelo Economista José Roberto Afonso, especialista em contas públicas, basea-dos em um trabalho elaborado por Maria Helena Zockun, a carga tributária cresce junto aos grupos de renda familiar mais baixa. Em apenas 8 anos, ( de 1996 a 2004), pessoas com renda mensal familiar de até dois salários mínimos passaram a destinar obrigatoriamente ao fisco, pela via da retenção tributária, nada menos que 48,9% de sua renda familiar.
Já os mais ricos, com renda familiar acima dos 30 salários mínimos, enfrentam um peso sobre a renda de 26,3% na forma de recolhimiento de tributos.
Esses números revelam uma peculiaridade do sistema tributario brasileiro que se aprofundou ao longo dos últimos anos: a participação cada vez maior dos impostos e contribuções indiretos, como a ICMS, IPI o PIS e o Cofins.
Pior do que estar em um padrão de carga tributária acima da média dos demais países "emergentes" é constatar que tal distorção resulta da maior incidência dos chamados impostos indiretos. No Brasil, a tributação indireta representa cerca de 20% do PIB, enquanto que a média dos países ricos não chega a 12% do PIB.
Maria Clara R. M. do Prado, Jornal Valor

Nenhum comentário: