quinta-feira, 29 de maio de 2008

Antiguidade: Chumbo no vinho

Roma + Vinho + Chumbo = Saturnismo

O saturnismo é uma enfermidade causada pelo envenenamento de chumbo, que provoca sérios transtornos mentais, inclusive a morte. Chama-se assim por as saturnais romanas, festas em honra a Saturno onde consumiam-se grandes quantidades de vinho que em contato com o chumbo produziam o envenenamento.
Os romanos conservavam o vinho em ânforas cobertas com chumbo em suas paredes interiores para fazê-las estancas. Também utilizavam como endulcorante de seus vinhos a 'sapa', um mosto de uva que convertiam em xarope fervendo-o. Quando ferviam em recipientes de chumbo producia-se o acetato de chumbo, chamado também de 'açúcar de chumbo', um endulcorante "sapa".
Calcula-se que o consumo médio de vinho na antiga Roma era de um e cinco litros de vinho por persona por dia. Só na festa triunfal do general romano Lúpulo (90 a.C.) consumieron-se na cidade de Roma quatro milhões de litros. Isto levou a que se produjeram muitos casos de saturnismo que passaram inadvertidos como se fossem intoxicaciones etilicas. Também pode ser uma das causas da denominada "loucura de los imperadores".
Fonte: Augusto Polenta. Gentileza Eduardo Centineo

Nenhum comentário: