terça-feira, 11 de março de 2008

Suar faz bem ao cérebro

Já se foram os tempos em que o exercício físico era recomendado apenas para manter o coração saudável, o colesterol baixo e a pressão arterial sob controle. Hoje é indicado também para manter a saúde do cérebro; combate os efeitos nocivos do estresse crónico, a depressão, a ansiedade, melhora a memória e o aprendizado e ainda faz o cérebro produzir substâncias que mantém os neurónios saudáveis e mais resistente a danos. O ejercicio físico regular é hoje considerado o que há de mais próximo de um exilir da juventude.
Quando se começa a suar com regularidade, cada vez que corre, pula, joga bola ou anda rápido o suficiente para suar, seu corpo secreta hormônio do crescimento e IGF-1 no sangue. Os dois são grandes responsáveis pelos benefícios do exercício para a saúde.
Não fomos feitos pra ficar sentados no sofá. Os confortos da vida moderna são óptimos, mas o sedentarismo talvez seja um grande responsável pelo lado ruim do envelhecimento. Não dá para parar o tempo, mas reverter os seus efeitos indesejáveis sobre o corpo e cérebro está ao alcance de todos. Basta suar a camisa.

Neurociência, Suzana Herculano Houzel, FSP.

Nenhum comentário: