sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Pinot Noir

A Pinot Noir é uma das mais misteriosas e desafiantes variedades de uvas cultivadas pelo homem. Ela cresce e gera seus mais famosos frutos e vinhos na Borgonha, região centro-leste da França. A Borgonha se expressa num vinhedo delgado e charmoso, que soma 175 km de extensão, de Chablis, ao norte, a Beaujolais, no sul. Presa a cachos pequenos, envolta por uma pele fina e delicada, a Pinot Noir é difícil e não frutifica em qualquer parte do planeta. Nos locais onde brota e amadurece, ela costumar gerar vinhos sedutores e particulares. É o caso da Borgonha, berço da variedade, onde se podem tomar vinhos genéricos de Pinot Noir, leves e jovens, e produtos de grande classe e elegância, classificados com premiers e grands crus. A casta é plantada também em outros países da Europa, como Itália, Suíça e Alemanha, e também no Novo Mundo, na Austrália, Nova Zelândia, Califórnia, Chile, Argentina, África do Sul e Brasil. Em cada região, a Pinot Noir se transforma em vinhos diferentes, particulares, rubi líquido e brilhante que incorpora, em suas particularidades aromáticas e gustativas, as características dos terrenos (terroirs) e climasque envolveram seu cultivo.
Pela elegância e delicadeza que apresentam, os Pinot Noirs costumam ser considerados vinhos femininos. Dentro dessa visão, um vinho masculino seria aquele de cor densa, rico em aromas marcantes, potente em boca. A feminilidade atribuída ao vinho viria de sua sutil intensidade, dos aromas delicados que podem ser associados ao perfume inesquecível de uma bela moça que passa na calçada. E deixa sua lembrança. Se na visão de alguns bebedores experientes é preciso iniciação para se deleitar com o Pinot Noir, isso normalmente não acontece com as mulheres. Eles costumam aprovar um Pinot Noir logo que o bebem. O que pode ser conseqüência de uma máxima: uma mulher entende sempre outra mulher.

Fonte: Joan Lombardo

Um comentário:

horaextra disse...

Joan Lombardo muito bom o seu artigo sobre a uva Pinot Noir, voce disse tudo muito bem simples e explicado, eu queria muito que voce postace um artigo sobre o vinho Santa Florentina, me desculpe se voce ja postou eu não vi pois estou acompanhando seu blog a pouco tempo e estou gostando muito.
Sou novo no assunto estou começando agora a arte de degustação de vinhos e estou gostando muito. Gostaria de reseber algumas dicas sobre vinhos no meu email (covizzi_capivara@homail.com)
Obrigado e parabéns pelo blog