segunda-feira, 26 de maio de 2008

Filme " O Ultimo Bandoneón"

Amigos - assisti, em meio a tantos filmes meia-boca nos feriados, a um documentário argentino sensibílissimo, tocante pelo luxo da simplicidade, pelos valores que resgata e preserva - "O último bandonéon".

Rodolfo Mederos montando sua orquestra de jovens.
Imperdível. Emocionante... Uma Argentina que intuo, mas que desconhecia - seguramente.
É correr para o Reserva Cultural, e ver.
Bjs.
Cecília


Marina Gayoto é uma jovem tocadora de bandoneón, que ganha a vida se apresentando em bares e nos subterrâneos do metrô. A grande oportunidade de sua vida surge quando se inscreve numa audição convocada pelo maestro Rodolfo Mederos para formar sua nova orquestra. Mas o instrumento está bastante deteriorado, e o próprio Mederos sugere a necessidade de ela conseguir um novo bandoneón à altura do compromisso. Marina, então, empreende uma impetuosa busca ao mítico Doble A, o Stradivarius dos bandoneóns. Sua caçada converte-se numa travessia pelos tradicionais bailes da cidade, onde encontra veteranos maestros de tango e descobre as velhas glórias do histórico instrumento.


- Longa recebeu o Prêmio do Público como melhor filme da Anac (Asociación Nacional de Autores Cinematográficos, Venezuela) em 2006;

- Destaque na 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2006);

- Rodolfo Mederos é uma das mais distintas personalidades do tango atual. Considerado um dos herdeiros de Astor Piazzola, seu bandoneón foi um presente do Maestro.

Nenhum comentário: