quarta-feira, 23 de abril de 2008

Porto 40 anos...uma delícia!


O Vinho do Porto é um vinho licoroso produzido através da interrupção da fermentação, pela adição de aproximadamente 1/5 de Aguardente Vínica.
Todo processo produtivo está regulamentado pelo Instituto do Vinho do Porto, que tem como função defender a Denominação “Porto” tanto interna quanto externamente. Este vinho atinge a graduação de 19% vol. Da mais antiga região demarcada, Douro, e de um dos centros vinícolas mais importantes do mundo, nascem através de uma produção altamente cuidada os Vinhos do Porto de alta qualidade. Este vinho atinge a graduação de 20% vol e é proveniente da mistura de diferentes vinhos envelhecidos em cascos de carvalho, que apresenta um caráter de idade correspondente a 10 anos.
Região: Esta região estende-se ao longo do Rio Douro e seus afluentes a montante de Barqueiro até Barca D´Alva e abrange os Distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu. As Serras do Marão, Alvão, e Montemuro protegem-na da influência atlântica proporcionando um microclima único no mundo onde os Verões são secos e quentes e os invernos frios e rigorosos.
Castas: Touriga Nacional, Touriga Francesa, Bastardo, Tinta Roriz/Tinta Carvalha, Tinto Cão/Mourisco.
Análises: Alc. 20%
Notas de Prova: Vinho com reflexos aloirados de tonalidade topázio queimado e com um bouquet harmonioso e elegante característico do envelhecimento em cascos de carvalho.
Temperatura: Recomenda-se que seja bebido a 16ºC.
Harmonização: Excelente na sobremesa, como digestivo ou em qualquer outra ocasião.
Armazenamento: Conservar em lugar fresco, a temperatura constante, ao abrigo de luz, sem trepidações, sem odores fortes. Guardar em posição horizontal.
Produtor: Real Companhia Vellha – RCV.

Nenhum comentário: