segunda-feira, 21 de abril de 2008

O porqué do exame olfativo...

O exame olfativo representa a segunda fase do analise sensorial e serve para descobrir e decifrar como é constituída a bagagem aromática do vinho. Esta etapa do exame dos sentidos é indispensável para verificar se a bebida apresenta algum defeito, mas também para confirmar a característica típica da tipicidade. (quer dizer, antes de beber o vinho, é bom se informar antes lendo literatura específica), sobre quais serão as características dos vinhos a serem degustados. A pesar de que nas degustações às cegas, eu não costumo dizer de onde os vinhos são. Para aprender junto com eles, ou para conhecer o quanto os participantes sabem (ou lembram da fragrância) da bebida. E muitas vezes, levo uma surpresa agradável. Tenho uma amiga ( e comadre) chilena (Verónica) que anos atrás, participou de uma degustação de vinhos italianos (no Rest. Matererello) e gostou muito da uva Barbera .(Naquela noite, ela levou uma caixa de 12.) Anos depois, eu fiz uma degustação de diferentes vinhos e não é que descobriu que uma delas era a cepa Barbera? Eu fiquei muito contente pela sua memória olfativa...
As degustações são muito interessantes, por vários motivos...é um alegre ré- encontro de amigos, uma brincadeira (divertida), um aprendizado, inclui pesquisas de preços , lembranças de bons tempos, e a vida que continua, sem parar...

Nenhum comentário: