terça-feira, 15 de abril de 2008

Chateau Ribaute cuvée François Le Noir 2001

Château Ribaute cuvée François Le Noir é feito de grenache, carignan, mourvédre e vinificado com bagos inteiros para as castas mourvèdre e velhas vinhas de carignan que são colhidas à mão. A maceração carbônica, dura de 12 a 20 dias. As uvas grenache são desengaçadas e vinificadas tradicionalmente. A criteriosa selecção das melhores parcelas e uma vinificação criteriosa permitem obter uma extração completa dos aromas e uma qualidade máxima. O vinho é envelhecido 12 meses em barris de carvalho franceses do Allier.
Região: O Corbières é a primeira apelação do Languedoc, maior vinhedo do mundo. Com forte influência do clima mediterrâneo, isto é, seco, quente e ensolarado, o que favorece ciclos longos de maturação da vinha. O solo é de arenito e a geologia é privilegiada. Protegido dos ventos constantes de noroeste pelas montanhas dos Corbières, contra-fortes dos Pirineus, o vilarejo de Ribaute nos oferece um micro clima excelente para o cultivo das vinhas.
Castas/uvas: Mourvèdre 60%, grenache 30% e velhas vinhas de Carignan 10%, rendimento 45 hl/ha.
Análises: Vinho tinto de mesa seco fino acidez total 3,44 - PH 3,65
Teor Álcool: 13%
Notas de Prova: O robe é de um vermelho púrpura profundo, no nariz potente e complexo com aromas de frutas vermelhas maduras, cereja, avelã tostada, notas de couro e chocolate. No ataque em boca, terra e tabaco com taninos aveludados que lhe conferem a qualidade de um grande cru. Medalha de Ouro no Concurso Geral Agrícola de Paris em 2003.
Armazenamento: Guarda 7 a 10 anos.
Temperatura: Deve ser servido a uma temperatura de 18ºc.
Harmonização: Magnífico com churrasco e feijoada.
Produtor: Cellier Charles Cros – Cave Cooperativa de Fabrezan
Preço sugerido: R$ 67,00

Nenhum comentário: