quarta-feira, 26 de março de 2008

Vinhos Argentinos

Esta semana estive com o meu amigo Tito Borda, que veio a São Paulo a conhecer o seu neto. E como sempre o fazemos, falamos entre outros assuntos, de vinhos.
Ele faz muito tempo, que é assinante do Clube do Vinho de Buenos Aires.
O Clube, envia uma caixa de 6 unidades a cada mês aos subscritores e me contava Tito que agora oferece a cada 3 meses a apresentação de vinhos que ainda não estão à venda no comércio (supermercados, lojas, winery, etc) e também oferecem a degustação dos chamados de vinhos "premium" . O trabalho pioneiro que esta instituição realiza é muito bem feito e sério, procurando bons e pequenos viticultores.
De fato, na actualidade, existem na Capital mais duas associações que fazem o mesmo trabalho.
Mas o mais interessante talvez, do bate-papo, foi a total coincidência de algo que está chamando a atenção de vários produtores e apreciadores desta bebida
, e é que o mercado argentino não vê com bons olhos a insistência por parte da imprensa especializada, em enaltecer as qualidades da uva Malbec, (e não que ela não a mereça, muito pelo contrário) porque o vinicultor e o enófilo atento, estão percebendo que no terroir argentino várias cepas encontram o lugar onde expõem seu grande potencial, em forma orgânica.
Então, por exemplo, temos bons vinhos feitos com uvas Tempranillo, Syrah, Bonarda, Sangiovese, Tannat (que os Uruguaios que se cuidem) e outras.
Em outro post, continuo falando desse encontro que foi muito proveitoso.
Obrigado, Tito!!


Nenhum comentário: