Pesto é um molho inventado pelos genoveses que se tornou popular em todo o mundo. Tradicionalmente é feito á base de manjericão, alho, parmesão e azeite. Mas o modo de preparo sofre alterações de região para região- inclusive dentro da própria Itália.
Para fornecer uma receita original, nada como uma italiana da Liguria, região onde fica Génova. Nadia de Almeida, quando ainda morava na Itália, conheceu, se apaixonou e casou- tudo em apenas um mês- com um brasileiro. Logo depois vieram morar em São Paulo. Depois de 5 anos no Brasil, Nadia descobriu que " a maior diferença entre fazer pesto aqui e na Itália não é tanto no sabor, mas no preço". Ela afirma que talvez por isso é mais comum ver pesto sendo feito com nozes em vez de pinolis.
Ingredientes
2 xícaras bem cheias de manjericão (folhas)
1/2 xícara de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de pinolis
2 dentes de alho
sal grosso
1/2 xícara de queijo parmesão
2 colheres (sopa) de queijo pecorino
3 colheres (sopa) de manteiga
Modo de fazer
há duas maneiras de prepara o pesto: em um pilão ou num processador de alimentos. Comece lavando as folhas de majericão, descasque e pique os dentes de alho e rale os dois tipos de queijo. Faça um creme batendo as folhas de manjericão, o azeite de oliva, as três colheres de pinolis, o alho picado e um pouco de sal grosso. Junte os dois tipos de queijos e mexa bem com uma colher. Por último, misture a manteiga em temperatura ambiente. Nunca cozinhe, ou mesmo aqueça o pesto. na hora de servir, apenas coloque um pouco sobre o macarrão, junte algumas colheradas da água que ferveu a massa e misture bem.
Fonte: Revista da Folha de São Paulo
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Receita original de molho pesto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito legal! Adorei a receita! Obrigado! Leo de Minas
Postar um comentário