sexta-feira, 1 de junho de 2007

Azeite Extra Virgem Pietro Coricelli


Azeite Extra Virgem
Pietro Coricelli - Acidez: 0,8%
IL CLASSICO

Deriva da seleção da melhor produção de azeites da Bacia do Mar Mediterrâneo. Evidencia um aroma delicado, com uma acidez máxima de 0.4%, e um corpo denso. É um extra-virgem pleno, ótimo para utilizar-lo em todo condimento crú. É o clássico representante do equilíbrio entre a qualidade e o custo.


Cor: verde claro
Sabor: frutado, delicado

R$ 16,20

Venerada por fenícios, hebreus e egípcios, a oliveira possui forte conotação religiosa. No horto de Getsêmani, em Israel, ainda se vê as oito oliveiras que, segundo os escritos judeus, viram Cristo rezar e chorar.

Lendas à parte, sabemos que de seu fruto, a azeitona, nasceu o azeite. E que a produção deste verdadeiro bálsamo dourado data de 3.000 anos a.C., quando foram encontrados em escavações arqueológicas na Síria e na Palestina fragmentos de vasos concebidos para tal fim.

Desde então, várias foram as maneiras encontradas para sua utilização. Consta que o filósofo grego Hipócrates o aplicava para aliviar dores e no tratamento de feridas. Usado em emulsiones para amaciar a pele e até como combustível para lamparinas, o azeite encontrou sua verdadeira vocação na gastronomia. Tempero nobre, é base para receitas com massas, carnes, peixes, pães e até bolos.

Primo próximo do vinho é comum em países banhados pelo mar Mediterrâneo parreiras e oliveiras serem cultivadas num mesmo terreno -, o azeite possui sabor, aroma e cores diferentes, dependendo da variedade das azeitonas, condições climáticas, tipos de solo, formas de extração e grau de acidez. E é este último que determina o seu nível de pureza e qualidade. Quanto menor a acidez, melhor é o azeite.

Orígem: Umbria, Itália


Nenhum comentário: