domingo, 20 de maio de 2007

Aliche, Boqueron, Bocarte,Seito,Anchoa

Olá Amigos. Hoje gostaria de falar do Aliche. Faz um tempo atrás, foi publicado na Revista Gula um artigo muito interessante sobre o assunto. Sem sombra de dúvida é um dos peixes azuis mais apreciados em todo o mundo é também o mais capturado e conhecido por tantos nomes que faz muita gente crer tratar-se de diferentes peixes.
O Aliche como entre nos é conhecido, e todos esses nomes acima não passam do " Engraulis Encrasicholus Linnaeus". Um peixe gregário, pelágico que se alimenta de Placton animal. Em cada posta libera entre 13.000 e 20.000 ovos, dos quais eclodem ao terceiro ou quarto dia, larvas de três milímetros. Comunmente é encontrado no mediterrâneo Cantábrico e nos mares do hemisfério sul. É capturado em redes de deriva ou de cerco. Na Europa, é onde se encontra concentrado o maior índice de pesca chegando a 200.000 toneladas anuais, sendo que a Espanha vem em 1 lugar com 130.000, seguida da Itália com 35.000, Portugal com 15.000, a Grécia com 10.000 e a Franca com 10.000. O Aliche também é capturado nas costas da Califórnia e por todo o Pacífico, porém em menos quantidade. Covém ressaltar que as costas do Brasil não são habitadas por essa espécie de peixe. Porém, existe uma confusão armada no tocante ao seu outro nome "Anchova" e é común encontrarmos na feira o peixe "Enchova", peixe azul também, porém de outra família (Gempilideos de nome Pomatus Saltatrix) e de tamanho bem superior, chegando a pesar 15kg. quando adulto. E nos mercados encontramos em conserva a famosa Aliche nacional, ou mais precisamente "Filet de Sardinha Anchovada", que também é um peixe azul, de outra família (Clupeideos de nome Opisthonema Onglinum). Ambos tem sabor forte, tom do corpo prateado, carne escura e a textura parecida com a do Aliche, porém não o são. O Curioso é saber que o País que mais pesca Aliche, também, tem confusões de como identifica-lo, pois na Espanha o "Boqueron" ou a "Xouba"ou o "Bocarte"ou o "Seito" que são na verdade Aliche, recebem esse nome quando frescos, porëm o ato de curti-los em salmoura faz com que eles mudem de nome e passem a se chamar Anchoa. Isso esclarece um pouco o porque do nome no Brasil de "sardinha anchovada".
Não desmerecendo as demais Anchovas (ou seja Filets de Aliche curtidos em salmoura e posteriormente enlatados) as espanholas são tidas como as melhores do mundo. E dentro da Espanha especialmente as do Cantâbrico, pela sua textura e sabor delicado, bem como pelo cuidado no processo de elaboração. Depois das Anchovas espanholas, seguem em qualidade as italianas ( que tem tradição em costume de consumir-las como Aliche ou seja frescas), Portuguesas, Francesas, Chilenas, Argentinas. estas dos últimas com grande diferença em virtude que a espécie de Aliche que habita as aguas do hemisfério sul conhecida como Anchova Septentrional é um pouco maior e de carne um pouca mais macia que a Anchoa Mitchilli que habita os mares da Europa.