segunda-feira, 30 de junho de 2008

Bairrada, Portugal

Os solos mais adequados à vinha, são os típicos "barros", solos argilosos com maior ou menor teor de calcáreo, que criam as melhores uvas para vinhos de superior qualidade.
Cruzada por uma rede de pequenos rios, o Cértima, o Levira, que é afluente do anterior, o Águeda, o Boco e o Varziela, a região engloba uma série de terrenos variados que vão do Triássico ao Plioplistocénico, passando pelos Jurássico inferior, medio e Arenitos.
Entre as castas tintas domina a Baga, excelente quando amadurecida e que dá vinhos de côr intensa, taninos e aromas a fruta pronunciados.
Outras uvas para tintos e rosados são: Castelão, Moreto e Tinta Pinheira. Também temos a Água Santa, Alfrocheiro Preto, Bastardo, Jaen, Preto Mortágua e Trincadeira.
Entre as castas brancas, domina a Maria Gomes e a Bical. A Arinto, a Cerceal, a Rabo de Ovelha. Também existe a Cercialinho e a Chardonnay.

A Bairrada situa-se entre dois importantes Centros Universitários, que são Coimbra e Aveiro. Para poente encontram-se as praias da Costa Nova, de Mira e da Figueira da Foz, e para nascente as montanhas do Caramulo e Bugaço, tudo num raio de 50km a partir da Anadia, que tem vindo a afirmar-se como capital do vinho na região.
Desta região, conheço os bons vinhos elaborados por la Caves Messias, da Mealhada, a Caves Primavera, da Aguada de Baixo, Águeda e as Adegas Camilo Alves.

Nenhum comentário: