quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Adegas, dicas

As condições ideais para ter uma adega em casa têm que ter dois ingredientes necessários : ausência de luz e temperatura baixa, é a recomendação do Matt Kramer, no seu livro Os sentidos do vinho.

Muitas pesquisas científicas já foram realizadas sobre o assunto, por exemplo à efectuada por dr. Vernon L. Singleton, do Departamento de Viticultura e Enologia da Universidade da Califórnia em Davis.

Um vinho envelhecido na madeira, tem um gosto totalmente diferente do que um vinho envelhecido numa garrafa de vidro bem fechada. A barrica acelera o efeito do tempo sobre o vinho, ao mesmo tempo em que na garrafa acontece todo o contrário.

A vida de um vinho engarrafado transcorre num ambiente impermeável à umidade do ar. O ar só entra na garrafa quando a rolha é retirada. Não passa ar através da rolha.

Existem sérias dúvidas quanto à necessidade de deitar a garrafa para manter a rolha úmida. O meu amigo Vitor Lotufo, proprietário do Restaurante Materello, e da Oficina das Pizzas, na Vila Madalena, faz tempo que me diz que no Piemonte, terra dos familiares de sua esposa, Martha Genta, as garrafas são guardadas em pé. Os vinhos são idênticos.

Nenhum comentário: