sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Vinho Dão, da Neto Costa


Este vinho, (CVRD) da região demarcada do Dão, é um vinho concentrado, forte, tánico. Feito com a "assemblage" de 4 uvas é um típico expoente dos vinhos da região do Dão. As uvas que o enólogo da Neto Costa maravilhosamente misturou, são: Touriga Naciona, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen.
Touriga Nacional
É uma casta que amadurece cedo, tem cor e aroma intensos, é de grande longevidade e de excepcional qualidade, mas como seu rendimento é baixo, seu uso exclusivo é economicamente inviável. Proporciona sabor macio e equilibrado.
Tinta Roriz
É a única variedade de qualidade superior extensivamente cultivada fora de Portugal.Tem semelhanças com a espanhola Tempranillo. Produz mais que o dobro do mosto que a Touriga Nacional. Tem aroma forte, e aromas mais herbáceos, florais e de frutos vermelhos.

O Alfrocheiro Preto produz vinhos delicados e ao mesmo tempo encorpados.
Jaen
O cacho é de tamanho médio e compacto. Possui bagos pequenos, uniformes, arredondados, com epiderme espessa negra-azul, com média pruína; a polpa, não corada, é mole e suculenta. É muito produtiva, de maturação precoce e com teor alcoólico regular. Confere aos vinhos aroma intenso de fruta muito madura. Possui taninos de qualidade, de grande macieza. (quintadaencomenda.com)
Bom, então, as quatro uvas que este vinho possui. Recomendo
Acompanhamento gastronómico: assado no forno ou um bom queijo da região,uma vitela ou outras que vocês descobram!!

Nenhum comentário: